domingo, 21 de abril de 2013

Novos Testemunhos

Os versos que se seguem, bem sei, vão ser terriveis. Por uma razão muito simples. Estive muito tempo sem escrever aqui, e agora tenho demasiadas coisas sobre que falar, e por isso não consigo concentrar-me no presente. O que vou fazer é despachar todos os assuntos pendentes de rajada em sequência não-cronológica para que nunca mais tenha de pensar neles e me possa concentrar em coisas maiores e melhores.


A desculpa, bem sei, está sempre na ponta da língua,
o cair da areia. O monte que cresce e enterra o passado.

Mas pelo menos a justificação não merece o silêncio,
e essa dou-a aqui com gosto mas sem tempo,
o ácido sobe a bile e a minha boca é o esgoto.

O estilo é outro, ou o facto de ser outro confirma a teoria
de que o estilo em si é a mudança dos estilos, mas divago.

O coelho saiu da cartola, com todos os truques associados,
ao plano há muito pensado, de ser mais fácil do que foi.
Claro que não, não te adienteis leitor, pois a estaca onde me sento,
é a estaca onde me sentava, e nem Vlad o Impalador me sentaría melhor sentado.

Não falarei mais do coelho, pois tenho uma carta de amor escrita,
explicando cada pulga, cada nojo e cada riso,
carta enviada para a morada errada sim, mas com diferentes frutos mais saudaveis

Cartas essas que passam o mar, vindo encontrar o gato marinho,
que abandonando o seu ninho, fez a sua casa no luar.
Recebo também a casca inglesa, que chega em breve com certeza
se tal for a vontade da sua inglória realeza.

Reciclei destinos antigos, uma pomba vermelha de verde no bico,
companhia de luzes e carne queimada, agora companhia de cinza
e luz apagada.

Começa a rampa que me leva ao sagrado, quatro portas,
quatro janelas mágicas. Motivos aguados no fim do dia
repletos de suor antes do fim, que me fizeram esquecer a primeira razão.

Encontrei-o finalmente! O filho infame do poeta francês,
Descansa errante. O teu lugar é aqui.

Fui caçado por uma raposa, que nada trará de bom,
talvez apenas ritmo. Um duche morno no Inverno,
exercícios de manutenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário